BEM PREPARADO PARA O JOGO RDF

Na planta t + t na Eslováquia, uma equipe de máquinas da Komptech está pronta para enfrentar qualquer desafiante.

22 DE JANEIRO DE 2013

RDF significa Refuse-Derived Fuel. Figurativamente falando, é a bola com a qual os gols são feitos. Se você pode criar um RDF de alta qualidade, você ganha - ou, no mínimo, pode fazer bons negócios. A empresa t + t, em Žilina, na Eslováquia, colocou em operação uma fábrica de RDF com uma forte equipe de máquinas que podem enfrentar qualquer concorrente. Todos usam verde, e todos são da Komptech: Terminator, Flowerdisc, Multistar, Ballistor, Rasor.

Cliente concreto
A partir de resíduos domésticos mistos, eles criam um RDF premium - o que não é fácil para máquinas padrão, mas não há problema algum para esses players de primeira linha da Komptech. O principal cliente é uma empresa chamada ecorec, que fornece as obras de cimento da Holcim em Rohožník.

Pioneiros se unem
Há dois anos, duas empresas pioneiras se reuniram aqui - t + t e Komptech. Sua visão compartilhada de recursos modernos e gerenciamento de resíduos levou-os a se unirem e rapidamente planejaram, construíram e comissionaram a instalação de processamento RDF da Žilina. Agora, em Dolný Hricov, um Terminator 3400 S, Flowerdisc, Multistar 2-SE, Ballistor 6300 e Rasor 5400 funcionam doze horas por dia para transformar o lixo doméstico dos clientes em produtos que t + t pode vender com lucro. O diretor da fábrica, Juraj Hollý, e o gerente Miloš Durajka, juntos, têm 50 anos de experiência.

Maus momentos para aterros sanitários
A nova instalação significa colheitas mais finas para aterros sanitários na Eslováquia. O aterro já é escasso e, em qualquer caso, o aterro de resíduos não tratados é cada vez mais visto como um problema ambiental, embora ainda não seja proibido neste país. Mas a pressão de Bruxelas para cumprir a diretiva europeia sobre o aterro e a introdução de um imposto sobre o aterro tornará mais fácil para a t + t transformar seu papel pioneiro em lucrativo.